domingo, 2 de abril de 2017

Sobre refletir, deixar pra lá e, manter a coluna saudável!!

Hoje serei breve!

Vamos imaginar uma situação hipotética em que eu não goste de alguém. Eu, professora, mãe, espírita, praticante de yoga (e crente dessa filosofia), mas que não tenho "sangue de barata", não gosto de uma determinada pessoa! Bom, eu posso detestar, odiar, ou qualquer outro verbo que traduza uma reação de oposição a essa pessoa e, viver alimentando isso (obs. dentro de mim!!). Eu - hipoteticamente - vou manifestando dentro de mim essa raiva, que me gera angústia, certo desprazer, chateação, até que fico doente....e, doente e, doente. Aí, vale a pena pensar um pouco, para dar sequência e nutrir esse sentimento, se assim eu quiser; seria interessante e importante saber: 

* por que eu não gosto dessa pessoa? 
* o motivo é fidedigno? 
* ele existiu e faz sentido? 
* há de fato um motivo, ou foi uma tempestade? 
* faz tempo que eu venho nutrindo esse sentimento? 
* é recíproco?

Claro que posso responder a todas essas perguntas sem nenhuma reflexão e, ainda achar que essa pessoa deveria mudar de planeta. Então, se eu respondi a todas essas perguntas, ou, melhor ainda, se você que está lendo se vê nessa situação e, respondeu a todas essas perguntas, refletindo profundamente sobre elas, encontrando respostas inteligentes e adequadas e, mesmo assim prefere continuar nutrindo o referido sentimento "ruim", talvez você devesse falar menos o que os outros devem fazer e agir mais sobre o que deve fazer em sua vida!!

Querido leitor....acredito que a vida nos dá muitas chances de aprender com nossos sentimentos, tanto os bons, quanto os não tão bons e os essencialmente ruins. E, ela também nos dá muitas chances de fazer as coisas diferentes. Podemos multiplicar alegrias e dividir tristezas. Pessoas existem para receber nossos afetos e, também, nossos abraços cansados. Pessoas existem para aprender sobre pessoas! Mas, se ainda assim, for uma opção alimentar angústias, passados descabidos, raiva e mágoas antigas; só pode ser sinal que ainda é necessário tempo para aprender mais sobre amadurecimento emocional e espiritual, superioridade no trato de problemas, entendimento para aceitar algumas coisas, profissionalismo para lidar com determinadas situações e pessoas, entre outras condições que podem fazer com que uma certa angústia vire um: "é um prazer ver você aqui". Alguns de nós preferem, sem dúvida, não tentar nenhum tipo de reflexão, e, aprender na dor....

A minha dica de hoje, então, é: reflita mais sobre tudo o que anda compartilhando. A vida é curta pra eu falar demais e fazer de menos! E, a outra dica é assa aí na imagem: 

Agora saindo dessa situação hipotética, na minha vida real, é claro que tem gente no meu pequeno universo de gentes que conheço e gosto mais, e outras menos, e, gente que tenho mais afinidade e outras nem tanto, gente que tem gostos parecidos com os meus, outros opostos, gente que acho mais profissional, gente que menos, gente que já me elogiou, gente que já falou mal de mim pelas costas, gente que fez coisas que não gostei (e gente que ainda faz), enfim, um universo de gentes. E, sabe o que aprendo todos os dias - e tento por em prática-  com todas essas gentes? Que bom mesmo é colocar um bom tanto dentro do coração, outras ali do lado, mas não dentro e ir observando se merecem espaço e, outras deixo mesmo pra fora e o tempo se encarregará de me fazer esquecer delas. Como eu disse, a vida é curta demais pra eu enfiar em meu coração gente que vai entortar minha coluna!!!

Bjos amigos leitores fofos da minha vida!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...