quinta-feira, 28 de junho de 2018

Ser mulher: dor ou delícia?

De fato! Cada um conhece suas qualidades e defeitos, sabe mesmo as dores que deom mais e, as delícias que experimenta da vida.... No entanto, eu não acho que neste mundo ainda tão machista, em que as discussões de gênero andam a passos tão lentos, e que o exercício da empatia parece cada vez mais dificil, eu realmente não acho que os homens (em sua maioria) têm ideia da dor e da delícia que é ser uma mulher!!

Eu, enquanto mulher, assumo hoje alguns papéis que me fazem refletir e questionar muito essas "dores"e essas "delícias". Sou filha, sou irmã, sou amiga, sou professora, sou esposa e, também mãe de meninas. O que eu poderia falar e mostrar e elas, sobre esse universo feminino que pode ser doce, mas também extremamente amargo; como poderia explicar que é bom, mas dói? É bem complexo, mas hoje eu acho que tento perceber nas "dores", o que posso traduzir em delícias!!

Diariamente já enfrento alguns debates em casa, na família, no trabalho..... Sou amplamente questionadora com meu marido, meu pai, meus colegas de trabalho.... Tamvem, vivo numa casa cheia de mulheres e, que, o esposo/pai não pode ser um "ajudante". Na verdade não pode e não vai!! Estamos acostumadas a falar que esposos/pais ajudam e, nessa de serem "bons ajudantes", levam um mérito que nem é deles. Eu não quero que minhas filhas cresçam achando que o pai delas é um cara legal, porque ele ajuda a mãe. Não! Elas vão crescer sabendo que ele faz o que precisa fazer, assim como eu. Também precisam entender que eu me desdobro em mil (e, no geral as mulheres são assim), pois nós crescemos aprendendo e achando que deveríamos fazer TUDO. Então, se alguém, "ajuda" aqui, sou eu; o "cara legal" da casa, na verdade, sou eu!!!!

Isso é uma DELÍCIA.... saber que eu tenho competência para ser a "ajudante"! 

Ainda vejo e ouço muitas coisas que eu não concordo e, que as mulheres vivenciam quase sempre caladas. As falas machistas e preconceituosas são diárias. As piadas de mal gosto e, as comparações com as mulheres de "antes". As separações do que é de homem e do que é de mulher; coisas que homens podem fazer e coisas que mulheres não podem; coisas que viram obrigação delas e desobrigação deles. Eu não aceito e, eu geralmente não me calo!

E, isso também é uma DELÍCIA.... poder falar: "olha, não é bem assim".... 

Acho que eu (mas, não só eu, um monte de nós) tenho/temos tanta competência para fazer com enorme brilhantismo o que os homens fazem, já o contrário não sei se procede. Vejo muitos homens que não conseguem dar cobta de fazer a metade do que fazem suas mulheres. Acho que isso preciso mostrar às minhas filhas diariamente: que elas poderão ser o que quiserem, que poderão fazer o que quiserem independente do que todas as demais pessoas acharem e, independente dos homens....

Outra DELÍCIA (mas, que não é fácil) é criar filhas discutindo questões de gênero, ensinando que elas podem ser tão inteligentes, tão rápidas e tão espertas quanto qualquer amiguinho da escola....

Por um bom tempo aqui em casa, eu tive um salário maior que meu esposo, trabalhando menos horas, mas, isso no holerite só, pois as horas extras de trabalho doméstico e de cuidados maternos, não eram e, ainda não são contadas como "trabalho". Acabava que, no fim das contas, dava no mesmo, eu ganhava mais, mas também trabalhava muito mais. Hoje a situação é outra, a rotina é outra, a condição cotidiana minha e do meu esposo é outra (e, não tem muito o que mudar), o que me deixa ainda com as horas extras não remuneradas, as obrigações....

DELÍCIA das DELÍCIAS....minhas filhas vêem todos os dias a grande capacidade que eu tenho enquanto mulher!!

Realmente não acho fácil ser mulher hoje, nenhum pouquinho. As discussões fervilham a todo momento - nossa roupa, nosso corpo, se somos magras, gordas, cabelos, estupro, aborto, maternidade, casamento, direitos, agressão, etc.... Como diria uma amiga: a gente vive no olho do furacão!!! Somos culpadas pela sociedade, inclusive por nós mesmas de muitas coisas. A gente SE culpa, quando não devia!! Mas, se sou mulher (de hoje), foi porque alguém achou que eu conseguiria suportar essa "missão" e, sendo assim, só digo aos homens que se cuidem, ou se, se descuidarem, um abraço, foi!

A super DELÍCIA de todas: carinho, inteligência, cuidado, praticidade, empatia, força......tenho tudo de bom e de melhor dentro da mesma embalagem!!!


Aos meus queridos pensadores, eu não sou "guerreira", sou mulher!!!....Uma boa noite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...