segunda-feira, 28 de setembro de 2009

E na reta final...deixo aqui meus sinceros agradecimentos...

AGRADECIMENTOS
E talvez seja esta a parte mais difícil do trabalho! É muito complicado agradecer a todas as pessoas que fizeram parte desta trajetória, já que ela se inicia com o nascimento, construindo o próprio ser – eu – na aquisição de valores e aspirações diante da vida. Portanto, àqueles que não estão aqui descritos, em meio às frases de reflexão de alguns autores que aprecio, devem ter em mente que a melhor forma de agradecimento vai além das palavras e vem do coração.
“A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante” (Paulo Coelho). Assim, agradeço primeiramente aos docentes entrevistados que, sem sombra de dúvidas, tornaram esse sonho possível e interessante. Além deles, aos funcionários do Programa de Pós-Graduação, em especial à Sandra e à Marcela (secretárias), pelo auxílio com todas as dúvidas esclarecidas.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Coralina). Ao Professor Samuel e a todos os colegas do Grupo de Estudos NEPEF, agradeço a participação em minha vida acadêmica, fortalecendo os passos de meu aprendizado.
“Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela” (Paulo Coelho). À Dag, minha orientadora, devo mais do que singelos agradecimentos. Mas também agradecer toda a sua paciência, quando os problemas inevitáveis da vida estiveram presentes e eu já não acreditava mais que poderia ir além. Sou grata à sua orientação, sua compreensão e especialmente aos seus votos de confiança. Muito obrigada!
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela). Agradeço a todos os colegas de trabalho da E.E. Antônio de Oliveira Bueno Filho, por compartilharem comigo as aspirações de educar na intenção de melhorar o mundo. Agradeço especialmente à Ângela, Carol, Toninha, Elizabel, Eloísa, Renata e Cristiane por, de diferentes maneiras, estarem mais presentes.
“Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo” (Vinícius de Moraes). Aos colegas do SESC Araraquara, em especial à equipe do esportivo, sou grata pelos primeiros passos, prazerosos e desafiadores, no encaminhar da profissão. Agradeço em especial à Sônia pelos sábios ensinamentos de vida, ao Ju pela calma, ao Fá pelo seu ‘colorido’ especial e à Cá pela elevação do espírito de equipe. Obrigada!
“Professor, uma profissão! Educador, a mais nobre de todas as missões!” (Antonio Gomes Lacerda). Agradeço a todos os meus alunos, grandes ou pequenos, crianças, jovens, adultos ou idosos, todos fazem parte da essência que sou. Em especial aos alunos e amigos Neuzinha, Ju Palhares (e filhas Isa e Julia), Maria e Elizeu, por me fazerem perceber que a função de educadora vai muito além da minha atuação profissional.
“A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta” (Fernando Pessoa). Todos os passos dados em minha ‘curta’ carreira até o momento sempre foram observados por pessoas que acreditaram em minha atuação, mas poucos foram tão sinceros e confiantes como você – Henrique. Agradeço como colega de profissão, como aluna e especialmente como amiga, por tudo. Serei eternamente grata por ajudar a moldar quem sou. Obrigada!
Aos meus poucos, mas sinceros amigos, defini-los em uma única frase seria impossível, então.... “Metade de mim agora é assim, de um lado a poesia o verbo a saudade, do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim” (Fernando Anitelli). Agradeço a vocês que mesmo longe, são essenciais em minha vida: Rê, por nossas tantas semelhanças, até nos defeitos! Ci, por todas as nossas ‘grandes’ diferenças.... “A paz não é um período de tempo, mas uma forma de vida” (Antônio Lisboa de Carvalho). Obrigada à Silvia (minha psicóloga) e Tchôs, por serem sensatos e calmos me levando a um estado de paz.... “Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito” (Luís Fernando Veríssimo). À Priscila, acho que a frase fala por si!... "O Mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos" (Paulo Coelho). Márcio, Renato, Rafa e Dan, amigos tão especiais! Agradeço a presença paciente e os abraços sinceros de cada um em momentos distintos da minha vida.... “Não fazemos amigos, reconhecemo-os” (Vinícius de Moraes). E é com essa frase que agradeço minha amiga Carmen, que apesar de distante, se faz sempre muito presente, me apoiando, elevando meu humor e principalmente me aceitando pura e simplesmente como sou. A todos, os meus mais sinceros agradecimentos. Obrigada!
À minha família, agradeço a todos com imenso carinho. Porém, devo agradecer algumas pessoas em especial. “Só se consegue a simplicidade através de muito trabalho” (Clarice Lispector). E isso me lembra Tia Fã e Luis, em que tenho que discordar de Clarice, pois vocês já são simples, não precisaram se esforçar para isso. Obrigada por todo o apoio! “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” (Chico Xavier). Tia Vera (‘e suas três rosas Ana Lú, Luca e Pepe’), obrigada por estar essencialmente presente nos últimos anos, por acreditar tanto em mim e me dar total apoio, obrigada também pelas ‘dicas’ e, saiba, tudo vai dar certo!
“Se fôssemos todos pássaros a voar, nosso maior desejo seria nadar!” (João Vitor Rocha). Às vezes desejamos ser diferentes e às vezes apenas somos, e como ‘nós’ somos diferentes! À minha irmã Josy, que por muitas vezes me faz entender a necessidade e a beleza das diferenças. Que nossas diferenças possam nos unir mais. Obrigada minha linda!
“Tenho em mim todos os sonhos do mundo” (Fernando Pessoa). E, agradeço profundamente aos meus pais por isso! Meu pai (Cindo, Cindinho ou ainda Cindão), tão simples e tão complexo ao mesmo tempo; me possibilitou, apesar das difíceis circunstâncias, buscar sempre mais. Não me acompanhou em toda a minha estrada, simplesmente porque me ensinou como tomar as decisões sozinhas para pegar os caminhos certos. Minha mãe (Má), mãe, amiga, secretária, cozinheira, costureira, conselheira... acho que ela é tudo o que se espera de uma mãe, com um porém, ela consegue ir além; como ser humano, ultrapassa com meu pai todos os limites da simplicidade, da bondade, da compreensão, do perdão e do respeito ao próximo o que, com tanto amor e carinho se dedicam a nos ensinar todos os dias. Agradeço com todo meu coração e de forma carinhosa por me darem asas, me ensinarem a voar e mais ainda por me libertarem na imensidão do céu!

Obrigada a todos que participaram desta fase da minha vida. Obrigada por me apoiarem durante meu caminhar e no encaminhar do meu estudo de MESTRADO e, que eu possa contar com meus amigos para as mais diferentes fases da minha vida...
Beijos!!
Boa Noite!!

2 comentários:

  1. Adorei você ter um blog! Escreve muito bem!
    Mas vim aqui para te desejar toda a sorte do mundo na fase final de mais essa etapa.
    Conte comigo quando precisar! Beijos mestra! ;o)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...