quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Eu em Shakespeare.....


TEXTO A SER REVISADO!! (Agradeço a Compreensão)



Bom, além de não ser fácil refletir a própria vida se baseando em Shakespeare, acredito que seja uma grande ousadia da minha parte tentar minimamente fazê-lo, mas eu tenho esse texto ha muito guardado e, acho que expor o mesmo agora, só prova o quanto estou sendo ousada em minha vida. As vezes penso que não deveria me arriscar tanto, mas antes de jogar tudo para o alto, melhor ousar!!



Um dia você aprende (Willian Shakespeare)

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.
**Eu aprendi isso de forma triste, pois enquanto eu queria apenas dar as mãos de forma saudável, tentaram acorrentar minha alma.

E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
**Eu não acho mesmo que amor deva significar apoiar, mas acho que significa dar apoio e, realmente algumas atitudes ,minhas e dos outros me deixam insegura nas decisões da vida.

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.
**Aprendi que esperar retorno de alguém ou cobrar por isso não tem fundamento, pois se a pessoa que você ama não quiser estar com você, simplesmente estará em outro lugar. Não espero contratos e nem promessas, pois os contratos e as promessas podem ser quebrados, a espera pode ser angustiante e as pessoas acabam nos magoando sem mesmo saber.

E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
**Já passei por várias derrotas, todos passamos, mas o brilho das minhas vitórias se estendem não me permitindo chorar como uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
**Acredito que ainda estou aprendendo isso, é muito difícil viver sem planejar, então estou procurando trocar meus planos por sonhos, pois se não acontecerem, a “dor da não conquista” será superada mais facilmente, pois nos sonhos acordamos e voltamos à vida real.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.
**Isso eu já aprendi faz tempo, já que minha profissão exige que eu passe boa parte do tempo no sol, adquirindo marcas de uma vida de superação e, continuarei fazendo isso enquanto tiver que fazer sem medo de me queimar, pois outras coisas na vida machucam muito mais que queimaduras de sol.

E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso.
**Essa é uma questão difícil, esperar que alguém se importe. As pessoas geralmente pouco se importam e, nos magoamos por nos importar. Mas, o segredo é não se preocupar, não esperar nada dos outros, mas sim de si próprio, pois nossas melhorias, os primeiros a senti-las, somos nós mesmos. Quanto a nos magoar, nos ferir, isso é algo que acontece a todo o momento, com a convivência, mas essa convivência, se amortecida com carinho e afeto, com certeza resultará em perdão.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
**Isso é a mais pura verdade! Já guardei imensas dores, ainda guardo, mas estou fazendo o possível para me libertar delas, apenas e simplesmente, falando. É realmente difícil quando não queremos externar algo, mas se guardarmos, iremos gerar sofrimento a nós e aqueles que estão ao nosso lado percebendo nossa angústia.

Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
**Eu já confiei e já fui traída pelo excesso de confiança, hoje ainda prefiro confiar nas pessoas até que elas provem o contrário e, uma das coisas que me causa grande arrependimento é o silêncio em que mergulho algumas vezes, perdendo oportunidade de dizer o que penso ou o que sinto.

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
**Isso eu vivo todos os dias, pois não é que eu não tenha grandes amigos, amigos especiais com os quais posso contar, mas consegui ver excelentes amizades crescerem em meu coração tendo a distância no meio.

E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você é na vida.
**Aprendi isso com grande dificuldade. A minha fase adolescente me cegou por muito tempo e eu maltratei minhas pessoas especiais, mas no exato momento em que descobri quem eram as “ESTRELAS” da minha vida, pude descobrir quem eu realmente era e o que eu realmente poderia me tornar.

E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
**Bom, minha família me permitiu escolher muitos amigos, sem distinção nenhuma, mas os meus verdadeiros amigos são a minha própria família, meus pais.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
**Quantas lembranças boas eu tenho de fazer muitas coisas e nada com meus amigos e, o que me dói algumas vezes é não esperar que eles mudem, mas eles esperarem que eu mude.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
**Sim, as pessoas são levadas para longe de nós e sabemos que jamais poderemos trocar olhares com elas novamente, a não ser em nossos sonhos. Essa dor é inevitável e lembro dela todos os dias, sinto saudade todos os dias...

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
**Realmente podemos ser influenciados, uns mais, outros menos, mas podemos. Tento imaginar que a imaturidade de alguns os tornam mais acessíveis às influências que não são tão boas, mas tendo consciência, de forma alguma podemos negar, que somos os únicos responsáveis por nossas decisões.

Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que você mesmo pode ser.
**Eu sonho sim, em ter, em ser, mas tudo dentro dos limites daquilo que gostaria de ter e ser, daquilo que espero para minha vida sem ter que passar sobre ninguém.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
**É, realmente ainda não cheguei nem perto do que gostaria de ser como ser humano e, estou percebendo com tristeza, as vezes, que o tempo pode ser curto para ser aquele alguém que realmente sonhamos.

Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para ondeestá indo, qualquer lugar serve.
**As vezes sinto que não tenho lugar algum para onde ir. Não existe um caminho pleno e bem desenhado em minha frente, mas sei que cada passo meu irá desenhar uma trilha, a trilha da minha vida e, se eu seguir qualquer caminho a minha frente com meu coração, com minha razão e muita determinação, sei que chegarei ao lugar que sonhei e, ao olhar para trás sei que minha estrada estará bem delineada.

Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
**Essa é uma das minhas prediletas. Tinha sempre uma única visão dos fatos, nem sempre positiva, pois essa é a tendência do homem – ser pessimista. Mas hoje posso dizer que consigo refletir sobre qualquer situação com paciência e muita calma, assim meus atos não irão me controlar e eu poderei agir com flexibilidade até quando seria impossível ser flexível.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
**Eu conheço heróis, eu vivo com heróis, meus pais são meus grandes heróis e, dentro dos meus conceitos de vida eu com certeza já tive meus dias de heroína.

Aprende que paciência requer muita prática.
**Bom, sobre isso não tenho experiência para falar, pois estou conseguindo concretizar minhas ações de paciência só agora e, ainda erro muito, mas asseguro que estou tentando e aprendendo dia-a-dia. Uma das formas de praticar a minha paciência nesse momento é saber lidar com minhas insatisfações, com minhas decepções e com a imensa saudade que arrebenta com meu coração em todos os minutos do dia.

Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
**Eu realmente me surpreendi com isso, pois no momento mais difícil da minha vida, no momento mais sofrido e turbulento, aqueles que me ajudaram foram os que eu, algumas vezes, cruelmente fiz sofrer....meus pais!

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.
**Isso eu percebo não apenas em mim, mas observando as pessoas que passam pela minha vida, aquelas que por algum tempo permanecem e, aquelas que estarão comigo sempre e sempre. Mas também aprendi que para ter maturidade sobre determinadas situações devo me deixar viver intensamente a vida, pois além das minhas atitudes, as atitudes das pessoas mostram minha maturidade.

Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
**Isso não sei, pois além dos costumes que adquirimos dentro de nossa casa com os aprendizados dos nossos pais, o que eu mais desejo um dia é conseguir ser para um filho metade do que eles foram para mim, se isso acontecer já serei feliz.

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
**Eu ainda sou uma criança em meus sonhos, eu acredito neles e, jamais estragaria isso em qualquer um dos sorrisos que encontro todos os dias trabalhando com crianças. Por isso sempre peço as pessoas ao meu lado que não estraguem meus sonhos, porque meu coração ainda tem a inocência de uma criança.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.
**Isso é algo que eu realmente sinto, pois acho que já fui cruel, sim, cruel com as palavras. Hoje posso dizer que sei o que é ter isso de volta, pois consigo avaliar o que é uma atitude de raiva, uma atitude cruel e, por isso tenho almejado sempre aumentar ainda mais minha paciência, para que a crueldade das pessoas não doa tanto quando vier em minha direção.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.
**Eu sei como é isso, acho que sou um pouco assim às vezes e acabo perdendo excelentes oportunidades para demonstrar o que sinto. Mas, o problema das pessoas é que esperam ter uma demonstração de amor do jeito que elas projetam em sua mente e, o esforço do outro em traduzir seu amor, seja da forma que for, geralmente não é reconhecido, pois sempre julgamos o outro nos baseando por nós mesmos e isso é um erro!

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
**Já perdoei erros imperdoáveis e, fiz de coração aberto. Também já fui perdoada de corpo e alma, com todo o coração, mas realmente não consigo me perdoar por algumas coisas que eu mesma fiz e, fiz a quem não merecia, fiz às pessoas que mais amo.

Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
**Eu não costumo julgar as pessoas, tenho meus princípios e acho que cada um tem os seus e segue os seus. Só acho que o pior nessa frase é quando você é condenado por algo que não fez.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
**Eu também sei disso! Eu já tive meu coração despedaçado, mas não sinto mais isso hoje. O mundo realmente não parou para que eu recolhesse os caquinhos, mas fiz sozinha, colei tudo e com “super cola”. Hoje meu coração apenas dói, e dói, porque o único abraço que eu queria nas horas mais difíceis, sem desmerecer minha família claro, eu não tenho. O olhar está longe. O sorriso está na lembrança. O beijo fica sempre na saudade.

Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
**Pois é! E, ás vezes, como seria bom se ele pudesse voltar para transformarmos nossos erros em acertos, nossos arrependimentos em novos sonhos, nossos momentos felizes breves em momentos felizes eternos.

Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
**Eu não sou o exemplo do alto astral e da alto estima, mas eu estou plantando meu jardim, estou decorando minha alma com muito carinho e, não espero que ninguém me traga flores, pois a espera frustra e esgota nossa esperança.

E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.
**Eu sei o que é suportar, a maioria de nós aparentemente sabe. Já suportei a dor no corpo, na alma, no coração, na mente, faz parte dos trajetos da vida. E, também já suportei dores e pensando que não ia conseguir e não ia poder mais aguentar, mas consegui! E, tive os abraços daqueles que me fizeram enxergar que eu poderia ir mais além. E garanto, são os únicos abraços que me deixam realmente segura, que me deixam feliz, que me aceitam em qualquer condição, que acreditam e confiam em mim no que faço e no que posso ser, são os únicos abraços sinceros que tive até hoje, os abraços dos meus pais.

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
**A minha vida e as demais vidas ao meu redor têm imenso valor para mim. Valorizo, mesmo sentindo que as vezes não tenho isso de volta. Acredito demais no ser humano e isso tem grande significado para mim, porque aprendo uma coisa diferente a cada dia com cada pessoa que atravessa meu caminho. Aprendo com os que passam e aprendo com os que ficam e, apenas espero que alguém possa aprender algo comigo.

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.
**Eu cansei de me omitir atrás da dúvida e num determinado momento resolvi apenas tentar, sem pensar em dúvidas ou consequências e, só tenho a dizer que aprendi muito e, se as consequências não forem exatamente da forma como eu desejo eu ainda terei a felicidade de ter tentado em meu coração.

Beijos a Todos!!
Boa Tarde!!

Um comentário:

  1. Hola Juliana.
    He leído tres veces tu blog, cada vez que re-leo encuentro cosas o frases muy lindas, interesantes y llenas de mucha verdad.
    Hay palabras que forman oraciones que llenan de alegría y sabiduría mi corazón, mi cerebro y mi yo interno.
    Tu forma de pensar es de una chica grande, eso me emociona, como te dije muchas veces tu eres diferente de otras chicas que he conocido aquí en el Brasil, en Ecuador y en otras partes del mundo.
    Hay frases y pensamientos que me ayudan mucho a recapacitar, me ayudan a continuar soñando, me hacen creer que la vida es linda, maravillosa y llena de esperanzas, además que existen personas maravillosas como tu.
    Yo he sufrido mucho también, pero he decidido parar de sufrir y buscar ser feliz en cada segundo, minuto o momento de vida que Dios me da.
    Tu eres magnífica.
    Muchisisisismos besos e abrazos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...