terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O que te dá prazer?

E a pergunta do dia é.....o que te dá prazer?

Já se perguntou isso? Bom, algumas pessoas vivem apenas para responder essa pergunta não é!? O tal “carpe diem” – vamos viver intensamente! – viver no limite da emoção, em busca do prazer total. Mas, o tom das palavras aqui parece delegar ao prazer a única função de fazer os homens viverem sempre no seu limite. Ou seja, seria preciso viver as coisas com extrema intensidade, nos níveis mais inimagináveis do limite humano para se alcançar o prazer. O prazer é, constantemente confundido com isso – esse estado máximo de tudo – mas não é! Pelo menos eu, na minha humilde experiência de vida, com um nível de, digamos emoção, consideravelmente razoável, não consigo enxergar o prazer apenas em coisas limítrofes. Por exemplo, o meu viver intensamente, não necessariamente está relacionado a esportes radicais, visto que sou uma professora de Educação Física e, talvez isso fosse meu ápice de prazer. Também não significa sair noites e noites sem fim para dançar, já que gosto de música, fui professora de dança e beberia com certeza muitos destilados nessa empreitada. Ou ainda, a busca, ou o sentido do prazer, não precisa me levar a ter um sem número de relacionamentos, já que sou solteira, para que chegue a mais um limite retalhado com relações infundadas, porém que de certo (como muitos dizem) seria um divertimento apenas...apenas isso e nada mais! É, não vejo muita lógica nesses tipos de sensações de prazer, mas isso, não significa que elas não existam, tão pouco significa que estejam erradas. O que se pode observar é que a busca do prazer é diferente, e muito diferente para cada um de nós. Também o encontro do prazer e com o prazer será diferente de um para o outro. Escrever para uns é um imenso prazer, ou ler, ou ainda falar, cantar, dar abraços, até a nicotina é considerada um prazer....e, prazer não necessariamente está ligado a coisas saudáveis, boas, alegres do ponto de vista mais comum. O prazer pode vir de relações e sensações estranhas entre pessoas e objetos (imaginem por favor, para que eu não tenha que dar exemplos – pode ser que algum aluno meu entre aqui, rsrs). Bom, mas uma coisa, e acho que essa conclusão todos já tiveram, é que o prazer de uma pessoa nunca está focado numa coisa só. Sempre sentimos prazer relacionado a várias outras coisas, a mais de uma, e as vezes muito diferentes entre si. E, elas não necessariamente irão nos fazer ser extremistas, chegar a limites intensos de emoção ou ainda nos causar algum mal, ou dor. E, refletindo um pouco sobre isso, EU, hoje, pois amanhã posso mudar de idéia, já que estou conhecendo o mundo ainda.....bom, EU, encontrei algumas coisas que me dão prazer e, talvez aquela coisinha que seja a principal entre todas. Aquela que pode me deixar mais feliz, mais satisfeita eu diria (já vou contar.....). Então, aí vão algumas sensações que eu escolhi e, que dão mais prazer a minha vida: a paz e o silêncio do meu quarto; o reencontro com esse espaço, após alguns dias fora; a salada (toda separada) que minha mãe faz para mim; viajar de carro para qualquer lugar - dirigir; ler (hábito bom!); escrever (sensação maravilhosa de liberdade com as palavras); criar os modelos das minhas roupas; martine com cereja; correr, nadar e andar de bicicleta (mas nunca serei tri-atleta, tão pouco vou competir com o Diego em algumas dessas modalidades – como eu disse a ele – porque eu vou perder!!); desatenção (eu advirto: se desligar melhora a qualidade de vida! rsrs); fuçar – sinônimo de vasculhar de tudo em todo tipo de lugar (isso é demais!); trabalhar no que gosto (mas isso não significa que trabalho 1000% todo dia, mas que tentarei dar o melhor de mim todos os dias); ouvir música; e.....e.....nossa.....a minha vida é praticamente prazer....porque eu não desejo fazer essas coisas, eu faço!! Ah, mas faltou a coisinha mais importante, aquela que é o auge do prazer....simples e nem vou enrolar.....ATENÇÃO. Eu gosto e, por dar talvez precise.....de atenção.....Se eu tenho? Sim, e como!!....Tenho pessoas que me amam que me dão muita atenção, mas esse é o meu limite....meu carpe diem....É até engraçado, mas é exatamente isso que me movimenta. Ter as pessoas ao meu redor, poder dar atenção a elas e receber em troca. Um telefonema para dizer nada, apenas para saber se a pessoa está do outro lado da linha. Uma mensagem, um e-mail, um lembrete colado na geladeira.....como isso é bom! Claro que falho, assim como falham comigo nesse quesito, mas ainda é o que me deixa mais feliz, mais completa, lembrar de alguém com carinho e, ser lembrada também com muito carinho (bem que a Josy podia ler esse texto....impossível!! rsrs). Mas, em resumo, coisas simples, determinação, carinho e atenção.....é a MINHA receita de prazer, de mais ninguém, a MINHA. Claro que alguém possa se deparar aqui com gostos parecidos, mas nunca iguais, porque eu não sou igual, você não é igual, ninguém é igual a ninguém....somos únicos, ímpares....cada um com seus prazeres próprios.....Então essa é a minha pequena “lista de prazeres Ju 2010”, ou “lista de prazeres de HOJE da Ju”, como queiram. E, você, já pensou no que te dá prazer?




Beijos com muito prazer a todos!!
Buenas Noches!! (dá-lhe espanhol....rsrs)

Um comentário:

  1. Oi Ju Frâncica!
    Navegando a procura de algum conteúdo sobre o prazer me deparei com essa postagem sua, que por sinal me identifiquei e muito, tanto que me fez escrever este comentário.
    Primeiramente parabéns novamente pelo artigo. A princípio achei extenso demais para a leitura completa, mas aos poucos fui cativado por sua forma de escrever, inteligente, alegre, espontânea e ao que parece sincera.
    Estava pesquisando sobre os desejos e o que dá prazer as pessoas com o objetivo de entender e lidar com esses sentimentos tão significantes a todos nós. É claro que alem de buscar uma satisfação pessoal, procuro formas de transmitir a outras pessoas. Por quê? Trabalho com propaganda e marketing e você já deve estar imaginando quais minhas intenções, mas na verdade quero me aprofundar nas questões de prazer em comprar ou gastar. Fala sério! É muito bom “gastar dinheiro”. Mas como vendedor, já sofri e sofro muito com essa questão de ter de convencer ao cliente que o produto ou o serviço é bom e que ficará satisfeito, em fim, seria muito bom descobrir uma forma de não precisar sair para “vender”, seja o que for, até mesmo nossa pessoa como amigo, companheiro, imagem de sucesso...
    Um exemplo disso é o que conseguiu a Apple, a cada produto que lança no mercado formam-se filas nas portas dos estabelecimentos no dia do lançamento, já pensou a maravilha que é isso?? E por quê? Como se chega a isso? Porque aquelas pessoas sentem a necessidade de adquirirem aquele produto? E não é barato. Será que é por status, ser um dos primeiros a ter para se gabar, será qualidade, recursos, tudo isso é um mistério da mente humana.
    O importante é definir o que te dá prazer e viver esses momentos...
    Continuo minha pesquisa, sucesso a você e MUITO PRAZER...
    turibiomiranda@hotmail.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...