sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aos mestres....com carinho.....

O que é ser professor hoje?

Moacir Gadotti, escreve no livro "Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido" (disponí­vel online no site do Instituto Paulo Freire):

"O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informção em conhecimento e em consciência crí­tica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros "amantes da sabedoria", os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber - não o dado, a informação, o puro conhecimento - porque constróem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindí­veis."

Talvez eu nunca tenha pensado tanto nisso quanto hoje, enquanto explicava à minha 'professora' de francês o que era ser uma 'professora' de educação física. Depois de passar metade da aula falando da minha profissão, e quase nada em frances, pois este foi nosso segundo encontro (rs), me dei conta de como eu gosto do que faço. Acho sinceramente que ser professor é praticamente um 'dom'. É até estranho, diante do universo de pesquisa no qual me encontro, falar sobre 'dom', algo tão subjetivo! Mas, é nisso que acredito apesar de geralmente ter que provar ao contrário para que um artigo científico seja publicado numa revista. Não há curso ou universidade no mundo que vá ensinar alguém a 'ser' professor. Aprende-se questões técnicas, instrumentais, teóricas, etc, da profissão, mas a essência do ser professor, é um 'dom'. Podemos não ser os melhores, inclusive eu posso não ser tão boa no que faço como gostaria, por isso mesmo continuo buscando mais e mais novidades, mas de uma coisa eu sei, o que faço, é com muito amor e carinho. É algo que transcende, porque não faço apenas para benefício financeiro ou satisfações pessoais, faço também porque os sorrisos e a gratidão dos meus alunos me fascinam e me fazem querer continuar caminhando rumo a um projeto de vida que possa englobar muitas vidas, pois essa é a função melhor do educador...ter a capacidade de transformação!!!.....

Feliz Dia dos Professores.....um pouquinho atrasado....mas ainda assim feliz.....porque para mim esse dia é imensamente FELIZ!!

Beijos!!
Boa Noite!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...